Dicas para fazer o cabelo crescer rápido e saudável - A Koapanda

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Dicas para fazer o cabelo crescer rápido e saudável


Olá Koapandas! Acho que todos já passamos por momentos em que quisemos cortar apenas as pontinhas do cabelo e no fim apanhamos um susto. E também todos sabemos que cabelo demora muito a crescer dependendo de pessoa para pessoa. É por essa razão que decidi fazer este post. Muitos de nós queremos ter um cabelo saudável e comprido, quer dizer, nem sempre comprido mas pelo menos saudável, mas nem sempre fazemos as coisas certas para que o cabelo cresça. É por isso que aqui vos vou ajudar com dicas que eu já testei e sei que funcionam e que a pequeno ou longo prazo vão nos dar um cabelo lindo, forte e brilhante.

1- Ser saudável

Primeiro de tudo "Nós somos o que comemos" ou seja, não adianta gastar dinheiro em produtos e cabeleireiros se passamos a vida a ter uma má alimentação, ou não nos hidratamos, ou não nos exercitamos. O cabelo bonito, a pele saudável, as unhas e tudo mais são um reflexo de como o nosso corpo está por dentro, então, se queremos que o cabelo cresça saudável forte e bonito temos de começar a tomar algumas atitudes que vão ajudar a salvar o cabelo de dentro para fora. Mas que alimentos e atitudes devemos tomar antes de mais nada para que o cabelo cresça? Aqui em baixo deixo alguns alimentos e atitudes que de certeza vão ajudar.

ÁGUA:

Acho que todos sabemos que água é essencial para tudo, ao bebermos água vamos dar os nutrientes necessários para que todo o corpo fique hidratado e saudável, e ao ganharmos o hábito de bebermos o máximo de água possível por dia, vamos acabar por ver bons resultados no cabelo e não só. Todas as top models dizem que para manter a sua beleza natural bebem muita água, e acho que dá para ver os resultados nelas. Por mais difícil que seja para algumas pessoas beberem água, podem começar com pouquinho e irem aumentando a quantidade, também existem águas com sabores e nós próprios podemos colocar limão na água e outros ingredientes que ajudam a dar sabor. Não custa nada tentar e o corpo agradece.

SALMÃO:

Ora aqui está um peixe delicioso e que faz super bem à saúde, sim pode ser um pouco caro, mas não custa tentar comprar nem que seja uma vez por mês. O salmão é um peixe muito rico em Ómega-3, uma gordura natural que o nosso corpo não produz e necessita de adquirir de outros alimentos ou suplementos. O salmão para além de ajudar no crescimento do cabelo, deixa-o brilhante e forte, já para não falar que também tem vários benefícios para outras partes do corpo.

IOGURTE:

Este alimento é super rico em proteínas que são necessárias na construção do fio capilar. Ele também contém vitamina B5 (ácido pantotênico), um ingrediente que estimula a circulação sanguínea de modo a que ela chegue ao couro cabeludo ajudando o cabelo a crescer e a impedir a queda do mesmo.

ABACATE:



Podemos considerar o abacate um segredo de beleza milenar devido à sua alta concentração de ácidos essenciais, vitaminas B e E, que ajudam a proteger o cabelo a nível celular. A vitamina B é muito importante no crescimento do cabelo e a E ajuda a reparar os danos deixados no couro cabeludo, deixando assim o fio saudável e pronto para crescer.

OVOS:


Os ovos são extremamente ricos em biotina, ferro e proteína, este alimento ajuda a formação de novos fios e a manutenção da saúde capilar.

FRUTAS RICAS EM VITAMINA C:


O último alimento que deixo aqui é são frutas ácidas, elas ajudam na produção de colágeno que fortalece os vasos capilares, ajudando assim a entrada de oxigénio e outros bens essenciais para o cabelo. 

Claro que existem muitos mais alimentos que ajudam mas na minha opinião estes são os mais fáceis de arranjar e que sem dúvida ajudam muito no crescimento do cabelo.

ENTENDER O CICLO CAPILAR:


Cada cabelo está ligado ao couro cabeludo através de um folículo. Há entre 100 e 350 mil folículos de cabelo no couro cabeludo humano, sendo que cada um faz crescer um fio de cabelo.

Cada fio saudável cresce por cerca de três anos e depois passa cerca de três meses em inatividade até cair. Quando um fio cai, outro já começou a se desenvolver no mesmo folículo.
Este ciclo de crescimento e queda dos fios varia significativamente de pessoa para pessoa e é influenciada pela idade, pela dieta, pela herança genética e pelo estado de saúde de cada um.

MASSAGENS NO COURO CABELUDO:

Massagear a cabeça além de saber bem, faz bem. Ao estimular-mos o couro cabeludo o fluxo sanguíneo vai aumentar e ajudar o cabelo a crescer. Aqui à uns dias, ouvi falar de um método chamado método da inversão. Este consiste em aquecer um óleo de sua preferência (aconselho óleo de coco, óleo de rícino ou azeite) e aplicar no couro cabeludo massageando por uns minutos de cabeça para baixo, este processo pode é delicado por isso se sentir alguma náusea ou tontura, volte  lentamente com a cabeça a posição natural. De vez em quando massagear o cabelo (com as pontas dos dedos, nunca com as unhas) quando não temos nada para fazer por exemplo, faz sempre bem e ajuda a relaxar.

SUPLEMENTOS E VITAMINAS:
Este passo é muito opcional, sendo que nem toda a gente pode tomar, ou porque nem toda a gente pode comprar, mas nas farmácias existem suplementos vitamínicos, que ajudam o cabelo a ter tudo o que é necessário para crescer saudável.

LAVAR O CABELO:
Algo que eu aprendi por experiência própria é que lavar o cabelo todos os dias danifica muito o cabelo, pois este não tem tempo de fazer os óleos naturais e as vitaminas chegarem ao fio do cabelo e ele acaba por ficar seco e espigado. Cada tipo de cabelo tem o seu tempo para o óleo percorrer pelo fio, mas quanto menos vezes conseguir lavar o cabelo melhor.

CORTAR O CABELO:
Este passo depende do estado do cabelo de cada um, se as pontas estiverem super estragadas é muito difícil fazer o cabelo crescer, por isso recomendo a cortar essas pontas (um bom corte é o corte bordado que consiste apenas no corte das pontas espigadas). No entanto, se o cabelo for saudável não existe necessidade de o cortar.

RECEITAS CASEIRAS:
Um modo natural e barato de ajudar muito o cabelo a ser saudável existe um monte de receitas dessas pela internet que ajudam cada tipo de cabelo a ficar saudável e a crescer mais rápido. Vou deixar aqui uma que eu tenho testado e acho que realmente ajuda:

1 colher de sopa de azeite;
1 ovo;
1 colher de sopa de vinagre (opcional);
1 iogurte;
1 óleo de sua escolha (opcional);

Misture todos estes ingredientes numa tigela e após lavar o cabelo com shampoo aplique nas pontas e no comprimento do cabelo. Deixe atuar no mínimo 5 minutos e depois lave normalmente. O cheiro da receita pode ser um bocadinho forte mas acho que não e nada que não se consiga aguentar.

Bem, este post termina por aqui, sei que existem muitas mais dicas que ajudam o cabelo a crescer e a ficar forte e bonito, mas eu achei estas as mais importantes. Espero que tenham gostado deste post, inscrevam-se comentem e sigam me nas redes sociais:

BEIJINHOS😘




7 comentários:

  1. Muito legal essas dicas! Eu já tenho o cabelo comprido, mas mesmo assim, sempre aposto em cuidados essenciais para ele continuar crescendo forte e saudável. Costumo aplicar óleo de coco na raiz, e sinto que ele fica bem sedoso e brilhante. Recomendo!

    ResponderEliminar
  2. Que legal suas dicas! Estou deixando meu cabelo crescer e elas foram muito úteis! Gostei também de saber sobre as fases do cabelo, muito bom! Abraços

    ResponderEliminar
  3. Amei seu post e as dicas eu vou seguir e ver se agora meu cabelo cresci porque está difícil, amei também a receita do final

    ResponderEliminar
  4. Post muito interessante gostei bastante, beijinho
    www.umachavenadeamor.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Gostei das dicas, e confesso que não fazia ideia de que alguns desses alimentos ajudavam no crescimento capilar, já anotei alguns e vou começar a colocar em prática e ver os resultados ... Bjs (•‿•)

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito de conhecer as dicas, realmente os cabelos demoram um pouco pra crescer, os alimentos que você trouxe tem um grande poder nos fios. Anotado a receita acho muito válido as receitas caseiras, obrigada por compartilhar as dicas bjs.

    ResponderEliminar
  7. Olá, tudo bem?
    Amei essas suas dicas, o maior erro que eu cometo é lavar todos os dias e realmente as pontas ficam horríveis, acontece que meu cabelo é muito oleoso e se fico um dia sem lavar, vishh

    ResponderEliminar