Tudo o que precisa de saber acerca de Books fotográficos - A Koapanda

segunda-feira, 21 de maio de 2018

Tudo o que precisa de saber acerca de Books fotográficos

       
       
         Olá Koapandas! Decidi voltar em grande com o blogue após todo este tempo sem escrever, não quero revelar já pormenores sobre o porquê de não ter publicado nada durante este tempo pois foi algo muito pessoal, mas assim que possa os revelarei. Bem pela primeira vez fui convidada para fazer um post em parceria com o blogue e a plataforma "Fixando", que se quiserem visitar cliquem "aqui" . A "Fixando" é uma plataforma online que torna fácil a contratação de serviços, estando atualmente presente em 8 países.

        Bem hoje irei falar sobre Books fotográficos. Este tema é algo que me deixa de certa forma frustrada, pois está cheio de controvérsia, de mentiras e também de muitas opiniões distintas. O que é certo é que à custa disso, todos os dias em vários países, muitas pessoas (inclusive eu) são enganadas por pessoas e agências que vendem uma ideia completamente errada acerca do que realmente é um book fotográfico. Então hoje irei esclarecer todas as dúvidas, dar algumas dicas e também falar um pouco sobre a minha própria experiência sobre o que realmente é um book fotográfico e como este deve ser criado e construído.

Primeiro de tudo o que é um Book fotográfico?

       Bem meus amores, aqui começa logo a controvérsia. Um book corresponde a um portefólio, tal como várias áreas de trabalho diferentes, necessitam de um portefólio que corresponde ao conjunto de trabalhos já realizados pela pessoa, mostrando assim o seu talento e a sua experiência em determinada área. Por exemplo, quem trabalha na televisão como produtores, editores de vídeo, etc utilizam um tipo de portefólio em vídeo chamado "showreel". Uma manicura utiliza por exemplo o Instagram como portefólio para mostrar os seus trabalhos e por ai vai. Então o mesmo funciona com modelos, pessoas que trabalham com a imagem pessoal, utilizam como portefólio um livro em que vão colocando todos os seus trabalhos fotográficos realizados de modo a mostrar toda a sua experiência profissional e todo o seu talento.

Que ideias erradas são passadas acerca de um Book?

      Todos sabemos que o mundo da moda é um mundo cheio de armadilhas e cheio de crueldade, e como tal, é muito fácil qualquer pessoa ser iludida e acabar por fazer algo no qual se arrependa mais tarde. Vocês já se perguntaram como é que muitas agências falsas se mantém de pé tanto tempo? Pois, estas agências adoram encontrar pessoas inocentes, pessoas sem nenhuma experiência e pesquisa acerca da área, para poderem encher a sua mente de ilusões e ideias erradas acerca do mundo da moda, acabando por fazer estas gastarem imenso dinheiro e no final saírem de coração partido, carteira vazia e sem trabalhos. Isto aconteceu comigo e aconteceu com várias pessoas conhecidas minhas e realmente é o que mais acontece em todo o mundo, principalmente fora das maiores cidades. A ideia que estas agências passam é de que a modelo terá tudo, ganhará imenso dinheiro, viajará, terá muito trabalho, mas, só pode conseguir tudo isso se tiver um book fotográfico e, segundo essas agências o que é um book fotográfico? É uma sessão fotográfica que a modelo faz, com várias roupas diferentes, com maquilhagem, cabelo arranjado, de modo a mostrar ás marcas a sua imagem. Então, como essas modelos não sabem onde podem realizar o book a agência oferece-se para fazer o book, em troca de dinheiro (muito dinheiro), o que é errado, pois uma agência quando está interessada na modelo, ela é que vai investir na modelo de modo a obter lucro a longo prazo. E porque é que isso acontece? Porque as agências nunca vão mandar os modelos para trabalhos, então a única forma de ganharem dinheiro fácil, é cobrando o book, a inscrição e nunca mais entrar em contacto com a pessoa, pois esta já deu o que tinha a dar.

A minha experiência com Books fotográficos:

       Como praticamente todos os modelos do mundo, experientes ou não experientes, eu já fui enganada várias vezes, por agências, porque quando a pessoa quer muito algo é muito fácil ser iludida. Então quando eu comecei a procurar agências logo no inicio de tudo, eu não pesquisei suficiente, também era muito nova e como tal era inocente, por isso foi muito fácil ter sido enganada como fui. Eu aceitei ir logo à primeira agência que me aceitou, tive algumas reuniões com a mesma onde me prometiam mundos e fundos, diziam que eu ia trabalhar com as melhores marcas do país, que teria a possibilidade de trabalhar em vários lugares, que no mínimo por trabalho ganharia 300 euros e que ia alcançar o sucesso que tanto desejava. Ao ouvir tal coisa os meus olhos brilhavam e os meus pais como queriam o meu sucesso, caíram também. Disseram que eu devia fazer um book para entrar oficialmente na agência, eu já tinha feito um em casa com amigos que sabiam fotografar e fiz gratuitamente, mas quando cheguei lá eles não aceitaram, disseram que as fotos tinham muito ruído. Os meus pais disseram então que iam falar com o meu tio fotografo que poderia até fazer um desconto, mas eles não aceitaram, começaram a dizer aos meus pais que eu não me deveria meter em um fotografo qualquer, que poderia ser dinheiro mal gasto e que a sua agência tinha fotografo profissional, tinha cabeleireiro, tinha maquilhadora, tudo, mas teria de pagar 380 euros. Os meus pais aceitaram e foi a maior burrice que eu e eles fizemos na vida, para além do que pagamos, ainda tive que levar roupa, não tive cabeleireiro, nem maquilhadora, as poses eram feitas por eles e não me favoreciam e no final de tudo o resultado foi horrível, já para não falar que dois anos passaram e nunca fui cphamada para os prometidos trabalhos e a minha foto continua lá no site deles mesmo já tendo terminado o contrato. Mural da história: Pesquisem antes, não só na internet mas também com pessoas que estejam no ramo, modelos da agência na qual vocês querem entrar, porque senão são cinco minutos para serem iludidos, e acreditem estive perto de ser enganada uma segunda vez.

(uma das fotos tiradas para o meu book)

Agora que conselhos posso dar eu para um verdadeiro book fotográfico?

1- Comecem por pesquisar, pesquisem em tudo e em todo o lado, quanto mais melhor.
2- Antes de entrarem em uma agência procurem fazer trabalhos TPF, isto significa que podem entrar em contacto com fotógrafos e fazerem uma espécie de troca por troca, enquanto eles ficam com fotografias para o seu portefólio, vocês ficam com fotografias para acrescentarem ao vosso book e ganham também experiência. É claro que para isto não podem procurar tanto os fotógrafos profissionais, mas sim os que estão a aprender, pois tal como vocês eles querem ganhar experiência.
3- Penso que as agências seguras oferecem um livrinho para colocarem as vossas fotografias dos trabalhos, mas se não for o caso, podem sempre comprar uma capinha ou algo do género para guardar todos os vossos trabalhos, claro que não vai ser uma capinha da Barbie, convém ser uma lisa de preferência preta.
4- Hoje em dia as redes sociais são usadas por muitos modelos como o seu Book, o que torna tudo mais fácil, assim qualquer marca pode aceder e ver os seus trabalhos, e não é necessário gastar nada, já para não falar de que não tem limite.
5- Quando forem a um casting em uma agência levem sempre alguém esperto com vocês, se puder ser alguém que trabalhe na área, assim essa pessoa poderá ser uma mais valia para que ninguém vos engane.
6- Por último, não deixem que ninguém vos tire dinheiro, ou vos iluda seja em que caso for, pois isso mais tarde irá vos causar muita frustração e tristeza e isso irá prejudicar o vosso trabalho e a vossa credibilidade nos outros.

Bem este post fica por aqui, espero que tenham gostado e caso tenham dúvidas acerca deste assunto, comentem e eu responderei.
Caso necessitem de fotógrafos para os mais variados projetos em Lisboa podem clicar "aqui" , ou no Porto "aqui".

Sigam-me nas redes sociais:


E se me quiserem ver ganhar o concurso Miss Smile 2018 cliquem "aqui" curtam a foto e também a página. Beijinhooosss !!! 😘

P.S: O book fotográfico também pode ser considerado uma sessão fotográfica, mas neste post apenas quis alertar para o verdadeiro significado do book para quem quiser seguir uma carreira profissional no mundo da moda.

Sem comentários:

Enviar um comentário