Será que o Titanic realmente afundou? - A Koapanda

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Será que o Titanic realmente afundou?

Olá Koapandas! Peço imensa desculpa por não publicar nada com a mesma frequência que publicava antes, mas eu achei que seria melhor fazer apenas uma publicação por semana sendo que eu tenho poucos leitores e não me sinto muito motivada a escrever mais. Como já não publico uma teoria da conspiração à algum tempo hoje vou falar sobre uma teoria que achei super intrigante e talvez concordem comigo.


E se eu vos contasse que o Titanic nunca afundou?

Sim! Existe uma teoria que afirma que não foi o Titanic que afundou mas sim o Olympic. Segundo esta teoria, a White Star Line (a companhia que teria criado os dois navios) trocou os nomes dos dois navios após o Olympic ter ficado danificado após a colisão com o cruzador HMS Hawke em 1911.

(anúncio real da companhia White Star Line)
Como o Olympic não estava no seguro a White Star Line desenvolveu um plano que iria dar lucro para a companhia. Como o Titanic e o Olympic eram navios praticamente iguais, a companhia decidiu trocar os nomes dos dois navios enviando assim o Olympic no lugar do Titanic e afunda-lo em um lugar seguro de forma a poderem salvar todas as pessoas a bordo e assim receberem o dinheiro da indenização contratada para o Titanic, assim o verdadeiro Titanic continuaria a seguir viagem no lugar do Olympic e ninguém entenderia a diferença.

Titanic

Olympic
Mas como já era de esperar o plano não correu super bem como planeado. Mas que provas existem para afirmar que toda esta teoria é real? Bem, para começar, o milionário J.P. Morgan, sócio da White Star Line, cancelou o seu embarque na véspera de partida do Titanic, a justificação dele para essa decisão foi que ele era super supersticioso quanto a viagens inaugurais.
J.P Morgan
Este milionário também teria cancelado o envio de obras de arte para o navio. Segundo os teóricos, Morgan e o seu sócio J. Bruce Ismay criaram o plano pois tinham interesse no dinheiro que isso iria trazer. Na época a White Star Line enfrentava uma crise económica devido à concorrência, sendo que os navios Lusitania e Mauretania da Cunard line dominavam as linhas marítimas da época.

J. Bruce Ismay

Cunard Line
Caso o Titanic afunda-se a companhia iria conseguir dinheiro suficiente para pagar os estragos do do Olympic e ainda deixaria esta com um navio novo para poder ligar a europa com os EUA. Mas bem, como iria funcionar todo este plano? Para tudo funcionar eles teriam de obter a ajuda do capitão do Titanic Edward J. Smith.
Edward J. Smith
O navio seria afundado durante o quinto dia de viagem perto da costa americana, assim a tripulação teria tempo de pedir ajuda e assim chegar uma equipa de resgate que salvaria todos a bordo do navio. Para os teóricos é óbvio que o capitão deveria saber do plano pois ele não era idiota o suficiente para deixar o navio navegar a alta velocidade em uma zona cheia de icebergs. Além disso Smith foi capitão durante a colisão do Olympic com o HMS então ele poderia se sentir em divida para com a companhia. O que Ambos os criadores do plano não esperavam era que o acidente acontecesse 24 horas antes do combinado, Pois o capitão teria sido obrigado por Ismay a acelerar o navio de modo a mostrar o poder da companhia aos tripulantes a bordo. Segundo mais teóricos o capitão Stanley Lord ancorou o Californian no atlântico norte que era o local planeado para o incidente. Assim que o titanic estivesse a afunar os foguetes seriam lançados e Lord poderia simular o salvamento e tudo correria bem. Naquele lugar existia outro navio desconhecido que seria supostamente contratado pela companhia para servir também como equipa de salvamento, este ia com as luzes desligadas e chocou contra o titanic, com o susto, Smith direcionou o navio para Sul afastanto Titanic do Californian. Para piorar a situação, Smith teria visto outro navio na hora do incidente e pensando que seria o californian preparado para o resgate, não lançou os foguetes. Por causa de todo este alvoroço todo o plano falhou. É claro que tudo isto não passa de uma teoria, mas vários sobreviventes relembram-se de verem luzes próximas ao local que ou seriam do Californian ou do navio desconhecido que estava próximo. Segundo a história real 706 passageiros foram salvos pelo Carpathia que chegou antes do Californian ao local. Toda esta conspiração pode explicar o facto de não existirem barcos salva-vidas suficientes no navio certo? Sendo que eles esperavam o salvamento do Californian e não iriam precisar deles. Bem toda esta história faz um certo sentido, mas o que é certo é que descobriram à pouco tempo que o que causou o naufrágio do Titanic teria sido um incêndio ocorrido numa das salas das máquinas e não o iceberg, ou seja, vários anos passaram e tudo continua um mistério. Mas o que vocês acham? A teoria faz sentido? queria também dizer que ao pesquisar sobre toda esta teoria eu fiquei a saber que ambos os navios da Cunard line também afundaram, será que seria tudo um negócio entre companhias? Não se esqueçam de me seguirem nas redes sociais:

Sem comentários:

Enviar um comentário